Recifes de coral

Recifes de Coral

Para entendermos o que são recifes de coral, precisamos antes saber o que é um coral.

Um mineral, uma planta ou um animal?

Muitas pessoas respondem de imediato que se trata de uma planta, por conta das imagens que vemos pela internet e até mesmo ao vivo, que fazem com que o senso comum associe rapidamente o coral a um vegetal, no entanto, isso é um grande erro.

Foto: Francesco Ungaro

Mas afinal, o que são os corais?

Os corais são animais invertebrados coloniais (em sua grande maioria) do Filo Cnidaria. As colônias de corais são formadas por centenas de pólipos, que correspondem a um indivíduo cada. Juntos,eles formam diferentes estruturas a partir da liberação de substâncias que formam seu esqueleto, como por exemplo o carbonato de cálcio. Os corais podem ser carnívoros ou podem fazer associação com algas microscópicas que chamamos de zooxantelas, mas esse papo fica para um post exclusivo sobre características dos corais.

Corais
Foto: Francesco Ungaro

Agora que já temos uma ideia de quem são os famosos corais, vamos falar sobre os recifes de coral. Quero começar com uma pergunta bem direta, os recifes são formados apenas por corais?

Resposta: Não.

Quando nos referimos a recifes, temos uma classificação geológica, que trata apenas da estrutura formada no fundo do mar, sem levar em consideração nenhum fator ecológico e temos uma definição biológica, que trata os recifes como um grande polo agregador de vida, e ele pode ser formado majoritariamente por corais ou em alguns casos os recifes podem ser formados por algas calcárias, como os recifes formados por corais são bem mais comuns, ficou o jargão “recife de coral” e são a maior estrutura viva do planeta, sendo visível até do espaço. Os recifes coralíneos compõem um enorme e diversificado ecossistema, e de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) eles abrigam a maior biodiversidade de todos os ecossistemas do mundo. Já dá para imaginar o quanto eles são importantes né?

Coral
Foto: Francesco Ungaro

Os recifes abrigam mais de 25% de toda vida marinha, criando uma complexa teia, com milhares de interações ecológicas entre os organismos que vivem ali. Mas não pense que esses ambientes são importantes apenas para a biodiversidade que está diretamente ligada a ele. Os recifes de coral são fundamentais para a manutenção do equilíbrio nos oceanos, mesmo que indiretamente, inclusive para nós. Mais de um bilhão de pessoas dependem economicamente dos serviços ecossistêmicos dos ambientes recifais.

E aí, essas curiosidades sobre os corais e os recifes de coral te deixaram ainda mais apaixonado/a pelos oceanos? Então fique ligado, em breve muito mais conteúdos que ecoam os oceanos.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *