Mergulhando em Abrolhos

Mergulhando em Abrolhos

Você provavelmente já ouviu falar em Abrolhos por conta das baleias jubarte ou até mesmo pelo desastre de Brumadinho, pois na época houve e ainda há uma grande preocupação causada pelos sedimentos que chegaram até lá.

Foto: Weigler Godoy
Foto: Weigler Godoy
A composição de Abrolhos

Abrolhos é um arquipélago situado no sul da Bahia, a uma distância de 70 km da costa de Caravelas. Ele é composto pelas ilhas Redonda, Siriba, Sueste, Guarita e Santa Bárbara. Esse local é um marco para a conservação marinha do Brasil pois foi o primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil, criado em 1983, desde então quase noventa mil hectares dessa unidade de conservação (UC) contribuem na proteção e preservação da região com maior biodiversidade marinha do Brasil e do Atlântico Sul. Por esses e outros motivos, Abrolhos é um paraíso para mergulhadores.

Abra os olhos

A origem do termo “Abrolhos” remonta a uma observação registrada na carta de navegação de Américo Vespúcio. Durante sua passagem por essa área em 1503, ele deixou registrado: “Ao te aproximar da terra, mantém os olhos abertos”. A abundância de recifes de coral na região tornou a navegação desafiadora e frequentemente resultou em incidentes e naufrágios.

Por que mergulhar em Abrolhos?

Ele abriga o maior banco de corais do Atlântico Sul e se você for na época da chegada das baleias, irá cruzar por várias delas durante a navegação. Abrolhos garante incríveis mergulhos tanto de dia, quanto de noite. A vida marinha e a enorme diversidade de organismos tornam todos mergulhos muito especiais, além do visual deslumbrante das ilhas. Os mergulhos noturnos em Abrolhos são encantadores, se procurar com atenção verá os simpáticos budiões em suas bolhas de muco, corais se alimentando, estrelas cesto e animais como lagostas em atividade, uma enorme tartaruga cabeçuda é uma antiga moradora de lá e de todas as vezes que mergulhei em Abrolhos, tive a alegria de vislumbrar esse majestoso animal. Além do atrativo natural dos belos peixes coloridos, arraias, tartarugas, corais e esponjas, existem naufrágios espetaculares, onde é possível ver a agregação da vida marinha no entorno deles e enormes barracudas próximas à superfície. Para quem gosta de história, a experiência se torna ainda mais completa quando a equipe da embarcação nos conta como aqueles enormes barcos foram parar lá no fundo.

A cereja do bolo desse lindo arquipélago é sem dúvida sua formação coralínea única no mundo. Os chapeirões são estruturas de coral que se elevam a partir do leito marinho, alcançando alturas de até 20 metros. Essas colunas de coral se expandem próximas à superfície, podendo atingir diâmetros de até 50 metros, lembrando-se de gigantescos cogumelos subaquáticos. Essa formação cria uma enorme agregação de biodiversidade, além de possuir incríveis passagens, onde podemos, com muito cuidado, mergulhar transpondo aquela enorme estrutura. É especialmente marcante para amantes da vida marinha, onde é possível se deparar com espécies bentônicas coloridas e diferentes. Não deixe de conhecer esse incrível tesouro da costa brasileira.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobro o Arquipelago de Abrolhos? Ficou com vontade de conhecer esse lugar incrível? Então fique ligado/a em nosso blog, em breve muito mais conteúdos que ecoam os oceanos.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *